top of page
  • Foto do escritorKSA Clube

Qual a importância do autocuidado no processo de luto?




No período atual de pandemia do Coronavírus muito tem se falado de questões psicológicas ou mesmo relacionadas à questões sentimentais. Várias pessoas, infelizmente, também têm perdido amigos próximos ou mesmo familiares. São entes queridos que não poderão voltar mais e isso pode gerar diversos processos de luto nas pessoas.


Imagino que você deva estar bastante interessado em saber um pouco mais sobre o tema. Pensando nisso, neste conteúdo destacaremos o que é o luto, informaremos também sobre a importância do autocuidado e explicaremos como se cuidar neste momento. Acompanhe a seguir.



O que é o luto?


Não há muitos segredos em relação a esse tema. O luto ocorre quando há um rompimento de um vínculo afetivo e geralmente acontece quando perdemos um ente querido ou mesmo um amigo próximo.


Muitas pessoas podem ter reações diferentes e também ter emoções distintas no momento de luto. Algumas pessoas tentam estratégias diferentes com a intenção de minimizar a dor nesse momento, como evitar falar da pessoa que faleceu, relembrar os bons momentos vividos etc.





Qual a importância do autocuidado?


Infelizmente, não há forma de evitar a manifestação do luto após uma perda e nem eliminar a dor. Trata-se de um processo de um processo universal, mas a manifestação é singular. Desse modo, não há como escolher o que vamos ou não sentir. Também não é uma boa ideia ficar lutando para não sentir algo, pois quando fazemos isso não conseguimos cuidar de nós mesmos.


Em uma análise inicial, falar de autocuidado pode até parecer egoísmo. Isso porque, pode perceber que não está pensando nas pessoas que amamos. No entanto, para vivenciar esse processo de uma maneira saudável é fundamental praticar o autocuidado, que é diferente evitar o desconforto.


O luto é necessário para que possamos nos adaptar à nova realidade. Desse modo, o autocuidado é necessário para que você possa se adaptar a viver sem a presença da pessoa querida.



Como se autocuidar neste momento?


Só conseguimos cuidar daquilo que a gente conhece. Por esse motivo é muito importante entrar em contato consigo mesmo e estar atento em relação às suas necessidades.


Existem diversas ações que podem ser tomadas neste contexto. Entre elas estão a prática de uma atividade física que você gosta, tomar mais água, ver o seu filme predileto, ler um bom livro etc. Vale muito a pena estar aberto a experimentar diversas práticas, pois tentativa e erro fazem parte desse processo. Busque também se tratar com mais generosidade.


Como é possível perceber, o processo de luto realmente não é uma tarefa fácil, pois cada pessoa apresenta uma reação diferente. Não é uma boa ideia evitar sentimentos e o mais importante é praticar o autocuidado no processo de luto para passar por esse momento transitório da melhor maneira possível.

Agora, que você já sabe qual a importância do autocuidado no processo de luto, confira este post, e veja algumas ideias de homenagens para a missa do sétimo dia e expresse o seu carinho pelo ente querido.








0 comentário
bottom of page